Glova robótica com inteligência artificial permite músicos recuperarem habilidades após derrames
Uma equipe de cientistas desenvolveu uma luva robótica de inteligência artificial para músicos que sofreram derrames. Essa luva também auxiliará na recuperação dessas habilidades. Com apenas 191 gramas, a luva usa tecnologia de aprendizado de máquina e é facilmente impressa em 3D.
Por meio de atuadores pneumáticos e 16 sensores táteis, a luva permite movimentos delicados, semelhantes aos das mãos humanas, e proporciona ao usuário a sensação do toque. Com a luva, os usuários humanos têm controle sobre o movimento de cada dedo, aprimorando seus movimentos naturais.
A funcionalidade da luva foi testada em um piano, onde foi programada para tocar uma música, e também em um voluntário. Os pesquisadores utilizaram aprendizado de máquina para treinar a luva a identificar toques corretos e incorretos no piano.
Além da música, a equipe está adaptando a luva para outras tarefas de reabilitação personalizadas para cada usuário. Estima-se que cerca de 12 milhões de pessoas sofram derrames anualmente, e essa luva pode contribuir significativamente na reabilitação desses pacientes.