Explosão no lado oculto do Sol pode ter atingido sonda da NASA

 

Explosão no Lado Oculto do Sol pode ter Atingido Sonda da NASA

Uma enorme explosão solar ocorreu no lado oculto do Sol e pode ter prejudicado a sonda da NASA chamada Solar Dynamic Observatory.

A explosão deu-se na forma de um “enxame de partículas cósmicas”, também conhecido como Porão Fludon ou “plasmídio”, emitido do Sol em direção à Terra, informou a NASA em 8 de abril. A sonda da NASA observou a explosão e a análise dos dados mostram que as partículas geradas atingiram diretamente a sonda.

Os cientistas acreditam que a sonda foi atingida de forma significativa, pois os dados mostraram uma queda drástica na capacidade da sonda para transmitir dados. A equipe da sonda está avaliando os danos à sonda e seu impacto no tempo de operação.

O “plasmídio neural” é a forma como as partículas do Sol são expelidas do coração e redemoinham ao redor do Sol antes de voar para nosso sistema solar. Estas partículas são altamente energéticas, com a capacidade de interferir nos sinais de televisão, rádio e redes elétricas.

A equipe da sonda disse que o equipamento possui inúmeros sistemas de proteção para lidar com os efeitos destas partículas energéticas, e que eles estão trabalhando para restaurar o sistema da sonda.

Esse não é o primeiro ataque do sol à sondas espaciais da NASA. Em 2003, a sonda Ulysses, lançada em 1990, foi danificada por uma outra erupção solar.

Embora as erupções solares possam afetar as sondas espaciais, elas também nos oferecem a oportunidade de observar os efeitos do Sol em detalhes nunca antes observados. Estudos destes dados contribuem para nosso conhecimento e nos ajudam a entender melhor o Sistema Solar.

Deixe um comentário