Carros elétricos: Por que eles rodam mais nas cidades do que nas estradas?
Vantagens dos carros a combustão nas estradas e dos carros elétricos nas cidades
Vários fatores influenciam na eficiência de um veículo, mas, em linhas gerais, os carros a combustão funcionam melhor nas rodovias do que nas cidades. Descubra agora o motivo e como isso se relaciona com os carros elétricos.
Os carros a combustão são mais eficientes nas estradas do que nas cidades por conta do projeto interno do motor. Ele é desenvolvido de forma a atingir maior eficiência em velocidades mais altas, que são comuns nas rodovias. Além disso, outros fatores contribuem para essa eficiência, como as altas velocidades permitidas pelas estradas e o fluxo de direção frequente, que não exige tantas paradas e arranques. Sempre que um carro a combustão acelera após frear, ele consome mais energia do que quando mantém uma velocidade constante. Um exemplo é o Toyota Corolla com motor 1.8 L, que consome 6,2 litros de combustível em 100 quilômetros na estrada, enquanto na cidade precisa de 7,9 litros para percorrer a mesma distância.
Já os carros elétricos funcionam de forma diferente. Eles são movidos a bateria e não utilizam combustível. Mesmo assim, sua eficiência é inversa em relação aos carros a combustão. Apesar de parecer intuitivo que a eficiência seja semelhante, já que a condução nas estradas tem menos oscilações, a realidade é que os elétricos conseguem rodar mais nas cidades. A capacidade dos elétricos é medida em quilowatts-hora (KWh), que diz respeito à energia que o motor consegue gastar em uma hora. No entanto, a resistência interna da bateria é um fator limitante. Após um longo período de uso, a bateria causa uma tensão no carro para evitar a sobrecarga, o que resulta em uma redução do fornecimento máximo de energia. Dessa forma, nas cidades, onde o fluxo do trânsito não demanda tanto esforço do veículo, a potência é mais baixa e o carro consegue fornecer mais energia, o que possibilita que ele rode mais.
Portanto, os carros a combustão se mostram mais eficientes nas estradas, enquanto os elétricos têm um rendimento melhor nas cidades. Conhecendo as particularidades de cada um, é possível entender melhor como escolher o veículo mais adequado para seu tipo de uso.