Brasileiro cientista é selecionado para viagem à Estação Espacial Internacional e fará experimentos com ‘minicérebros’

Mais um brasileiro é selecionado para ir ao espaço: Alysson Muotri da Universidade da Califórnia de San Diego pode ir à Estação Espacial Internacional (ISS) em novembro de 2004. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas redes sociais. Muotri será o terceiro brasileiro no espaço depois de Marcos Pontes, que viajou em 2006, e Victor Hespanha, que venceu um concurso e fez um voo suborbital com a Blue Origin ano passado.

O cientista brasileiro Alysson Muotri foi selecionado para ir ao espaço e será o primeiro cientista brasileiro em missão no espaço. Especializado em transtornos do desenvolvimento neurológico, Muotri irá passar 10 dias na ISS realizando experiências com os “minicérebros”, sua área de atuação principal. Esses “minicérebros” são desenvolvidos a partir de células-tronco pluripotentes e simulam a organização celular do cérebro humano de forma simplificada.

A priori, os experimentos têm como foco entender como a microgravidade afeta o cérebro humano. A pesquisa vai medir como a microgravidade influencia funções básicas das células cerebrais, como sobrevivência, migração, metabolismo e formação de redes neurais. Essa pesquisa é uma continuação de estudos realizados na Terra, onde em 2019, a universidade enviou esses “minicérebros” ao espaço e observou que o órgão envelheceu cerca de 10 anos em apenas um mês.

As conclusões dessas pesquisas podem ser fundamentais para a colonização espacial, uma vez que podem indicar as consequências da presença humana no espaço em longo prazo. Alysson Muotri, que possui formação em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em biologia genética pela Universidade de São Paulo (USP), declarou ao g1 que antes ele estava limitado a uma plataforma robótica e considera um privilégio poder fazer experimentos em condições de microgravidade.

Até o momento, não há informações sobre o financiamento da missão, nem a NASA nem a Universidade da Califórnia de San Diego emitiram nota sobre a escolha de Muotri como o cientista brasileiro selecionado para ir ao espaço.